Programação

Onde ficarOnde ficar

Onde comerOnde Comer

Como chegarComo chegar

Escolha um dos municípios em festa no São João da Bahia e caia no forró!

ÚltimasAtualizações

SuaOpinião

O que você mais gosta no São João?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Barreiras: Dia de São João tem 33 batizados

24 de junho de 2011 às 16:37

BARREIRAS (BA) – O padroeiro de Barreiras, São João Batista, foi homenageado na manhã desta sexta-feira (24), com um batizado coletivo, perpetuando uma tradição das famílias católicas da cidade de batizar as crianças na data que a Igreja comemora o nascimento do precursor de Jesus Cristo. A missa solene e a procissão pelas ruas do centro histórico encerram a programação, iniciada com novena e quermesse no dia 15 de junho.

A simbologia do batismo associada a João Batista, considerado o último dos profetas do Antigo Testamento, está relacionada ao fato dele ter batizado Jesus Cristo, de acordo com o pároco José Grigório. “Foi João Batista quem reconheceu publicamente Jesus Cristo como filho de Deus, que veio para salvar a humanidade”, afirmou o padre, destacando que não foi por acaso que os dois nasceram com seis meses de diferença.

Entre os fiéis que lotaram a catedral nesta sexta, a jovem Gleiciana dos Santos Silva, 19 anos, não escondia sua alegria em batizar a primeira filha, Isabele Bianca, entre as 33 crianças batizadas hoje. “Aproveitamos que ela está completando um ano de vida e batizamos nesta data especial, reunindo toda a família. Foi emocionante e inesquecível”, enfatizou.

Devota de São João Batista “desde criança”, a aposentada Maria da Penha Gonçalves, 72 anos, destacou que a festa do padroeiro, apesar das mudanças que aconteceram com o passar dos anos, “ainda é para mim a época mais bonita do ano, porque a gente faz novena e quermesse, enfeita as casas e recebe os parentes que moram fora. É uma festa boa”, salientou, entre risos.

Miriam Hermes – Ag. A Tarde

Quer compartilhar essa página?

Deixe seu comentário