Programação

Onde ficarOnde ficar

Onde comerOnde Comer

Como chegarComo chegar

Escolha um dos municípios em festa no São João da Bahia e caia no forró!

ÚltimasAtualizações

SuaOpinião

O que você mais gosta no São João?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Campo Formoso encerra comemorações a Santo Antônio com muito forró

14 de junho de 2011 às 17:23

Adriana Barbosa

A cidade de Campo Formoso comemorou o XV Arraiá da Freguesia-Forró, Tradição e Alegria em homenagem ao seu padroeiro, o Santo Antônio. O município, que fica a 401 km de Salvador, reservou três dias de festa com diversas atrações para louvar o santo casamenteiro.

No palco instalado na Praça Onze, atrações como Zelito Miranda, Léo Magalhães, Tio Barnabé, Carlos Pitta e Mala sem Alça fizeram a alegria do público nesses dias. São muitos os devotos de Santo Antônio por todo o país e para mostrar que existe um misto entre o sagrado e o profano, a cidade de Campo Formoso realizou a tradicional Trezena de Santo Antônio na Igreja Matriz, com missas seguidas de apresentações de bandas de forró na quadra da Paróquia de Santo Antônio, sempre regado a muita comida típica.

O Arraiá é considerado a maior festa da cidade e atrai um grande público em treze dias de comemorações sagradas e profanas a um dos santos mais conhecidos do Brasil. De acordo com a prefeitura, a cidade sempre recebe muitos visitantes durante esta época e este ano um motivo especial atraiu olhares para Campo Formoso, a I Feira de Pedras Preciosas e Artesanato (Feppa). A cidade sedia a feira com obras confeccionadas por artesãos locais e os visitantes aproveitam o clima para aproveitar a festa e as belezas das pedras preciosas.

Ao som das bandas da noite, o público não se intimidou com a chuva e não perdeu a oportunidade de dançar no último dia da festa. “Essa é a segunda vez que eu venho para curtir a festa e nem sei quando vou embora”, disse o estudante soteropolitano Leandro Mascarenhas, 24 anos. Para resgatar as origens do tradicional forró pé de serra foi montado um palco alternativo com bandas regionais de forró.

Um concurso de quadrilha deu um toque especial à feira que mostra o potencial do município, que foi enfeitado pelas cores da comemoração junina e pela magia do ritmo tradicional nordestino, o forró. No último dia de homenagens, a chuva, fez com que a procissão fosse cancelada mas não conseguiu impedir que a igreja ficasse lotada pelos fiéis. “Tenho muita fé em Deus, e depois em Santo Antônio. Eu estou aqui pagando uma promessa porque recebi a minha graça”, disse a devota Maura Souza, 63 anos.

Quer compartilhar essa página?

1 Comentário em "Campo Formoso encerra comemorações a Santo Antônio com muito forró"

  1. Apesar desse ano ter poucas atraçoes de peso, a festa foi òtima. Agora é cutir o Sao Joao e espera o proximo ano.

Deixe seu comentário