Venha de outros estados

Quem mora em estados vizinhos à Bahia também pode curtir o maior São João do Brasi!

Programação

Onde ficarOnde ficar

Onde comerOnde Comer

Como chegarComo chegar

Escolha um dos municípios em festa no São João da Bahia e caia no forró!

ÚltimasAtualizações

SuaOpinião

O que você mais gosta no São João?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Bate Volta, Diversas opções para curtir as festas no interior e voltar na mesma noite.

Facebook

Forró, concurso de quadrilhas e brincadeiras tradicionais animam os festejos juninos em Piatã, de 21 a 24 de junho

14 de junho de 2013 às 16:56

Marilena Neco

A mais alta cidade serrana do Nordeste, a 1.180 metros de altitude, Piatã realiza os festejos juninos em louvor a São João, de 21 a 24 de junho. A programação musical na cidade, distante 546 quilômetros de Salvador, acontece em dois palcos armados na Avenida Castro Alves, no centro, que, assim como todo o município, se enche de bandeirolas, balões e outros elementos do universo junino para receber os moradores e visitantes.

Os detalhes da decoração estão por toda a parte, a exemplo de zabumbas em tamanho grande, que enfeitam os postes em torno da área da festa, que compreende ainda a Praça Izidro Viana e a Travessa Clériston Andrade, também no centro da cidade.

É neste circuito que estão duas casas de taipa, decoradas com peças típicas do interior, como fogão a lenha. Quem passar pelo local será recebido por integrantes de dois grupos culturais do município: o Mela Guela e o Batata Ruim.

São eles que fazem as honras da casa, oferecendo degustação de cachaça e café, dois produtos fortes da região, e servindo pratos e bebidas típicos, como arroz vermelho, galinha caipira, sarapatel, beiju de tapioca, quentão, vinho quente, caldo verde, caldo de sururu, feijão catador com costelinha de porco, chá de amendoim, caldo de mocotó e cocada, além de canjica, bolo de milho e amendoim cozido, dentre outras delícias.

No dia 21 de junho (sexta-feira), o palco dois recebe só artistas regionais tocando um bom forró, a partir das 22 horas. Nos outros dias, a programação se reveza no palco principal, com artistas como Estakazero, Flor de Milho e Carlos Pitta.

Entre uma atração e outra, os presentes podem aproveitar as mais de 30 barracas que oferecem um verdadeiro festival de canjica, beiju, cuscuz, pamonhas, bolos, caldos e ainda receitas com café, licores, quentão e degustação de cachaça.

Além da programação musical, não faltam brincadeiras tradicionais deste período, como quadrilhas, quebra-pote, trança-fita, corrida do jegue, corridas do saco e do ovo na colher, casamento caipira e pau de sebo.

Embora seja comemorado dia 13 de junho, o distrito de Inúbia realiza, nos dias 15 e 16 de junho, festa em louvor a Santo Antônio. Em um palco armado na praça principal da cidade, se apresentam, a partir das 22 horas, artistas como Edigar Mão Branca, Renan Moreira, Banda No Virote e Xaveco Proibido, dentre outros.

 A mais antiga povoação da Chapada Diamantina, Piatã fica num platô entre as serras da Tromba – um prolongamento da Serra da Mantiqueira, onde estão as nascentes do Rio de Contas e do Rio Machado – e do Santana, com sua capela do Senhor do Bonfim. As festas juninas são as mais comemoradas, tanto na zona urbana quanto na rural e se caracterizam pela mesa farta de produtos típicos da época e por um “friozinho” que pode chegar a dois ou três graus. As cachoeiras do Patrício, do Cochó, do Rio de Contas, da Malhada da Areia e as serras do Santana, do Navio, da Tromba e os Três Morros estão entre os principais atrativos naturais de Piatã.

Mais informações sobre o São João em Piatã pelo Disque-turismo, telefone (77) 9112-3895. As linhas do sistema intermunicipal de transporte podem ser consultadas pelo site da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba): http://www.agerba.ba.gov.br/transporte/index.asp.

 

Programação

 21 de junho (sexta-feira), a partir das 22h

Grupos de sanfoneiros tradicionais da região

22 de junho (sábado), a partir das 22h

Dio do Acordeon

Dedim Gouveia

Cavalo de Morão

23 de junho (domingo), a partir das 22h

Amantes do Forró

Bete Nascimento

Estakazero

24 de junho (segunda-feira), a partir 20h

Flor de Milho

Carlos Pitta

Catuaba com Amendoim

Duda da Passira

Quer compartilhar essa página?

Deixe seu comentário